fbpx

Growth: novas metodologias para o crescimento das empresas

Growth: novas metodologias para o crescimento das empresas

O atual cenário, do Brasil e do mundo, é o resultado da combinação de diversos eventos que abalaram o equilíbrio entre o crescimento e estabilidade das empresas. A sequência de acontecimentos, pandemia, guerras, crises econômicas e políticas não facilitaram para que houvesse resiliência nos processos de negócios.

Para que haja novas projeções para a retomada do crescimento das empresas, é preciso adotar a chamada cultura “growth”, colocando em prática o growth hacking. 

Growth é uma mentalidade que deve conduzir o progresso de uma empresa. Com isso, o growth hacking é uma das formas para aplicar o conceito. Executando uma forma de trabalhar o crescimento do negócio, com base na construção empírica de melhores práticas.

As premissas do growth hacking estão baseadas no crescimento da empresa. Mas de forma com que todos estejam alinhados e com o mesmo pensamento de desenvolvimento.

Por que fazer growth hacking?

Você pode estar se perguntando: “Ao decidir optar por essa nova mentalidade e aplicá-la na minha empresa, isso simplesmente trará melhores resultados?” 

Na prática, essa metodologia busca por várias soluções que trarão resultados realistas, apresentando taxas de crescimento alcançáveis, fazendo com que sua empresa se desenvolva dia após dia. Ou seja, não se iluda com “hacks” milagrosos, esteja ciente que os resultados não surgirão rapidamente da noite para o dia. Mas que, sim, a somatória das melhorias levarão a um crescimento exponencial.

Lembre-se, para a retomada do crescimento da economia no Brasil, é preciso se conscientizar que o cenário já não é o mesmo de dois anos atrás. E um dos principais desafios para as empresas são as aplicações de novas metodologias e projetos estratégicos que possam tornar possível a transformação das organizações a médio e curto prazo. 

Como começar uma estratégia growth hacking?

A melhoria de performance consiste em duas vertentes: otimizar os processos já existentes na empresa e criar processos que já foram validados pelo mercado.

Sendo que, criar processos já validados permite melhorar o desempenho muito mais fácil do que qualquer otimização. Afinal, quando se fala de um processo que já é trabalhado há um bom tempo, muitas vezes o que se extrai dele já é algo próximo da sua melhor versão. Para otimizar a sua performance pode ser mais trabalhoso do que optar pelo teste de um novo processo. 

Portanto, a capacidade de se adequar ao novo deve ser uma filosofia levada por toda a empresa, para que os resultados esperados sejam alcançados, mesmo em meio a situações tão imprevisíveis.

Conte com a Dois Z para impulsionar o crescimento da sua empresa e alcançar os melhores resultados!