O marketing brasileiro e a sua transformação

O marketing brasileiro e a sua transformação, finalmente está se amadurecendo como uma filosofia de gestão para as empresas, não sendo associado somente à publicidade e propaganda, visto que algumas empresas têm alcançado melhores resultados.



O marketing brasileiro deve acompanhar as mudanças aceleradas que ocorrem no mundo. Sendo impactado pelos avanços tecnológicos que alteram o comportamento do consumidor, por meio dos canais disponíveis de entretenimento, compra e relacionamento. E assim, façamos o seguinte questionamento: Por que o marketing se transforma tão rápido? A resposta sempre se volta às pessoas. Que anseiam por novidades, e um dos desafios do marketing é a antecipação, para surpreender e ser capaz de entregar soluções inovadoras.



Os 4 P’s do marketing, conceituado por Philip Kotler, já não é capaz de atender às exigências do mercado e do cliente, que se encontra cada vez mais antenado e exigente. Certamente, é notável a mudança dos métodos tradicionais para os digitais, como o e-commerce, webmarketing e as mídias sociais em geral, que têm ganhado força a todo momento.



As transformações digitais no marketing são caracterizadas por acionarem quatro alavancas de valor: modelos de negócio, conectividade, processos (com foco na experiência do cliente, automação e agilidade) e ferramentas de análise. Para capturar o valor criado por essas alavancas, é necessário associá-las a um conjunto de melhores práticas de gestão, abrangendo quatro dimensões fundamentais: Estratégia, Capacidades, Organização e Cultura.



Quer conhecer mais sobre o marketing brasileiro e a sua transformação? Acompanhe a Dois Z nas redes!