O que esperar do marketing digital pós-pandemia?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com os rápidos avanços e a implementação de novas tecnologias, que auxiliaram o desenvolvimento e popularização do marketing no período da pandemia, surgem dúvidas sobre o que se pode esperar do marketing digital pós-pandemia.

Será que algumas estratégias do marketing digital que estão em alta perderão a força com o fim da pandemia? Ou as tendências implementadas atualmente continuarão e darão o surgimento de novos recursos para se adaptar a normalidade?

Entendendo o cenário atual

Com a chegada da vacina na maioria dos países, muitas empresas que atuavam majoritariamente em home office estão voltando às atividades de forma híbrida ou completamente integral. Entretanto, as estratégias ainda são aplicadas com força, seja nas empresas que estão voltando as atividades, tanto , nas empresas que trabalham totalmente online, como são os casos dos: e-commerces, cursos e assessorias.

Em razão da extrema necessidade das empresas de continuarem vendendo e ofertando seus produtos e serviços, a transformação digital contribuiu para a automatização de diversos processos empresariais, mantendo e otimizando os meios de produção, coleta de dados e estratégias. Essa ideia resultou em uma grande melhoria de desempenho em diversas empresas, até mesmo no setor do marketing, que contou com evoluções nas ferramentas de marketing digital e criação de conteúdo.

A pandemia foi essencial para essa transformação de cenário, propondo a troca de compras em lojas físicas para as plataformas digitais. Possibilitando dessa forma, mais competitividade entre as empresas e maiores exigências por parte do consumidor.

Tendências que podem continuar

Mesmo com o “novo normal” e a volta de estabelecimentos e empresas funcionando de forma presencial, os consumidores mudaram os hábitos de compra. Eles estão muito mais analíticos, observando a empresa como um todo e sempre comparando os serviços ofertados com os concorrentes, fazendo-os continuarem algumas tendências do marketing digital pós-pandemia. Dessas tendências, as que provavelmente continuarão serão:

Marketing de conteúdo

O inbound marketing ou marketing de conteúdo tomou uma grande força durante a pandemia, mostrando-se um método eficaz de marketing digital.

Ele se baseia na criação de conteúdos como artigos em sites e blogs, vídeo e posts nas redes sociais com conteúdos que envolvam o universo da área de atuação da empresa e seus produtos, visando despertar interesse e atrair novos clientes.

Pela sua eficácia no meio digital e por causa do novo modo de pensar dos consumidores, a estratégia tem grandes chances de continuar com força mesmo após a pandemia.

Crescimento do e-commerce

O e-commerce já havia crescendo em nosso país antes da pandemia, e após ela isso só aumentou. Mesmo após a pandemia, muitos consumidores continuarão a comprar online, sendo algo essencial para se relacionar com eles.

Isso não é válido apenas para o e-commerce em si, mas todas as diversas opções de vendas online como os deliveries e contratações de serviços.

Utilização de influencers no marketing

Com a atenção da maioria dos consumidores nas redes sociais, é inegável que quem as domina são os influenciadores digitais – eles que criam a própria audiência de seguidores e fãs.

Uma estratégia de marketing digital que continuará e só tende a aumentar se expandindo para outras mídias será a utilização desses influencers para alavancar os resultados da marca para que a empresa consiga se aproximar do público.

Conclusão

O marketing digital está dominando e se faz extremamente essencial para as empresas possuírem destaque e relevância competitiva – o que só tende a aumentar até mesmo no pós-pandemia.

Para você que ainda está tendo problemas em adaptar a sua empresa para aplicar estratégias do marketing digital, nada melhor do que contar com uma ótima agência de publicidade. 

Conheça a Dois Z e veja as soluções que temos para você.