Um dos primeiros passos do planejamento de um negócio ao abrir uma empresa, é a definição de público-alvo para então poder traçar melhores estratégias de atração e retenção desse público, gerando e convertendo novos clientes.
O que é público-alvo
O público-alvo pode ser definido como a parcela de consumidores para quem a empresa direciona as ações de marketing de produtos ou serviços.
É um grupo de pessoas que está de acordo com os produtos da empresa, seja desejando eles ou possuindo os mesmos objetivos, interesses e em alguns casos sendo até da mesma região.
Quanto mais informações a empresa possuir sobre o público-alvo, mais assertivas serão as suas estratégias, já que ao entender os desejos e as necessidades do público, pode-se criar um relacionamento mais humanizado, e aproximando dessa forma o consumidor da marca.
Público-alvo e persona, qual a diferença?
Sendo bastante fácil confundi-los de início, podemos diferenciar da seguinte maneira: O público-alvo se trata a respeito da representação geral do cliente ideal, enquanto a persona é de fato um perfil fictício do cliente ideal.
OBS: Na persona se cria realmente um personagem, com gostos, hobbies, aparência, idade e outros fatores para definir um perfil ideal de cliente.
Como definir o público-alvo?
Para poder identificar o seu público-alvo e atingi-lo, elaboramos uma lista com 5 passos importantes para que ele possa ser definido da melhor maneira, Confira:
- Compreenda o seu mercado
- Identifique o problema que seu negócio soluciona
- Faça uma boa coleta de dados
- Defina e segmente o público
- Utilize ferramentas
Conclusão
Por fim,com um público-alvo definido, se torna mais fácil criar novas soluções e inovações para atrair novos clientes e fidelizá-los.
Saiba que a Dois Z pode se tornar a chave para alcançar o seu público com máxima efetividade. Somos uma agência focada em resultados e performance, apresentando dados concretos e criando estratégias personalizadas para fazer a sua empresa decolar.